Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Como conciliar a vida pessoal e profissional?

Conciliar vida pessoal e profissional é mais fácil na teoria do que na prática.

Não é raro que um colaborador dedicado à sua empresa passe por um momento de desconforto ao se dar conta do quanto o trabalho está atrapalhando seu período de lazer.

Um e-mail fora da hora, uma mensagem do chefe no WhatsApp, algumas tarefas para finalizar no domingo, uma ligação de madrugada para atender a um cliente de outro país, uma reunião que se estende até as 20h de sexta-feira.

Você se identifica com situações como essas? Então hoje te ajudarei com algumas dicas para conciliar a vida pessoal, com a rotina de trabalho.

  1. Imponha limites.

Talvez você não consiga determinar um padrão antigo, como, por exemplo, aquele em que o trabalho começa às 8h e termina às 18h, porém é possível organizar sua rotina mesmo que você faça home office em alguns dias por semana ou renda mais à noite.

Para analisar o resultado, vale pena utilizar, planilhas, agendas eletrônicas e até mesmo agendas físicas.

Mesmo com a tentação de estar sempre em contato através das redes sociais, tente organizar o seu dia para que as redes, principalmente whatsapp não interfira na sua produtividade, ou no seu lazer.

Essa conexão excessiva atrapalha mais do que a gente imagina. Tanto no horário de lazer, em que você recebe uma mensagem do escritório, quanto no horário de trabalho, quando você responde uma mensagem de sua amiga.

Para isso, deixe claro para seu cliente, chefe e amigos, os horários que você sempre estará disponível para telefonemas, meetings e determine os horários que você utilizará para produção independente.

Não esqueça: essa separação precisa funcionar para a realidade física e também para a virtual.

  1. Faça pausas para estimular o cérebro.

Horário de trabalho, é horário de trabalho. Só que uma pequena exceção pode ser feita para ajudar na sua saúde. Os intervalos fazem muito bem não apenas para quem realiza funções que exigem esforço físico, mas também para quem passa o dia na frente do computador.

Desta forma, determine algumas pausas ao longo do dia, nas quais você poderá se alongar, tomar um cafezinho, piscar os olhos e recarregar as energias.

Uma excelente alternativa é fazer uso de aplicativos de produtividade, como forest e ClearFocus: Pomodoro Timer.

Esses poucos minutos fazem uma bela diferença na sua produtividade e na sua saúde.

  1. Separe a vida profissional da vida pessoal nas redes sociais.

 Separe bem o que é a sua imagem pessoal e o que é profissional. Perfis em redes sociais precisam atender aos interesses de cada área. Até para que você não receba mensagens de trabalho enquanto estiver em seu momento de lazer, o que faz com que você saia automaticamente do seu momento de descanso, ainda que a mensagem não seja urgente.

Exemplo: não use o LinkedIn para tratar de assuntos pessoais, falar da sua vida ou fazer alguma reclamação.

Da mesma forma, é inadequado tratar de trabalho em um ambiente virtual no qual você interage com amigos e conhecidos de maneira descontraída.

  1. Momentos de lazer são importantes para produtividade

Grande parte do equilíbrio entre vida pessoal e profissional está na capacidade de separar os momentos de empenho e concentração com os de lazer. Existem momentos da semana que requerem sua atenção e sua capacidade para resolver questões de trabalho.

É necessário contrabalancear essa pressão e exigência com atividades focadas em fazer de você uma pessoa satisfeita. Está trabalhando demais?

Então resolva as tarefas e depois dedique um tempo para ir ao parque, caminhar, fazer algum esporte ou ver um filme, ler um livro.

Lembre-se: esses momentos de lazer não são impostos, mas criados pela sua vontade (e insistência).

Na vida, tudo é equilíbrio, ainda que você deseja alcançar o topo da montanha, para que possa apreciar a vista, é preciso agir com cautela, prudência e resguardar sua saúde física e mental, ao longo do caminho.

 

Sair da versão mobile