A 110ª Conferência Internacional do Trabalho, realizada por meio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça, é a primeira após a pandemia e acontece de 27 de maio a 11 de junho deste ano. O diretor-superintendente do Sebrae no Acre e vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), Marcos Lameira, integra a comitiva brasileira que participa do evento.
Esta edição tem o objetivo de debater a possibilidade de alteração da Declaração da OIT, quanto aos direitos fundamentais no trabalho, além de tratar sobre os desdobramentos do mercado no período pós-pandemia de covid-19, e do uso de tecnologias para trabalhadores e empregadores em suas atividades.
De acordo com Marcos Lameira, a conferência está sendo fundamental para discutir as relações de trabalho. “Observamos uma nova tendência mundial, um processo de transformação digital nas relações de trabalho, relações estas que fazem parte do cotidiano das instituições governamentais e não governamentais, mas buscando sempre o bem-estar e a valorização do trabalhador”, disse.
Integram a comitiva brasileira nomes como José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Carlos Oliveira, ministro do Trabalho e Previdência, Alexandre Luiz Ramos, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Gladson Cameli, governador do Acre, e Leandro Domingos, presidente da Fecomércio/AC.
Para José Roberto Tadros, a economia do país deve ser reaquecida neste período em que os casos de covid-19 estão diminuindo, e com isso gerar oportunidades para a população. “Nós defendemos que as empresas no Brasil sejam lucrativas e que o Estado só entre para a regulamentação das leis. Os nossos trabalhadores do comércio precisam ser muito bem renumerados. Com a prosperidade das nossas empresas irão melhorar cada vez mais as condições dos trabalhadores que poderão consumir”, declarou o presidente da CNC.