Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre registra mais dois casos suspeitos da Varíola dos Macacos

Acre registra mais dois casos suspeitos da Varíola dos Macacos

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

Mais dois casos suspeitos de infecção pela Varíola dos Macacos foram registrados no Acre. Tratam-se de duas pacientes, de Cruzeiro do Sul, que teriam tido contato com pessoas de outro país, segundo apurado pela GAZETA.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, as amostras das duas pacientes já foram coletadas e as pacientes permanecerão no município de Cruzeiro do Sul em isolamento domiciliar, já que estão com sintomas leves.

Com mais dois casos suspeitos, sobe para três o número de possíveis infecções pela doença no Estado. O primeiro caso é de um jovem de 30 anos, que também teve contato com pessoas vindas do exterior. Ele deu entrada no Pronto Atendimento da Unimed no início de junho, queixando-se de febre, adenomegalia e erupção cutânea.

Na última terça-feira, 21, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que o Laboratório Central (Lacen) do Acre já realizou as análises iniciais do primeiro caso suspeito notificado para doenças cujos sintomas sejam similares, como sarampo, rubéola, sífilis, herpes, dengue, zika e chikungunya. O protocolo é orientado pelo Ministério da Saúde (MS) e adotado também por outros países.

O resultado das análises, no entanto, foi negativo para todas as doenças, de acordo com o Lacen. Portanto, as amostras serão enviadas para o laboratório de referência – Lacen/Minas Gerais – para ser submetido ao sequenciamento genético específico da monkeypox, a varíola dos macacos.

O mesmo protocolo deve ser adotado nos outros dois casos suspeitos, portanto, as pacientes deverão permanecer isoladas e acompanhamento.

Sair da versão mobile