O governo do Acre lançou, no último dia 27, concurso público para a área da saúde. No entanto, o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici, criticou a quantidade reduzida de vagas ofertadas, pois, segundo ele, o total de vagas acordado era muito superior ao publicado no edital.
Para o sindicalista, a quantidade delimitada pelo governo não colocará um fim à necessidade de médicos provisórios devido à alta demanda por profissionais que inclusive já atuam nas unidades de saúde com contratos precários.
“A proposta era de ampliar o total de vagas, englobando os cargos vagos e os provisórios. Para nosso setor jurídico, se existe trabalhador provisório, devido à demanda, então existe a necessidade da abertura da vaga. O acordo fechado com o governo era de atender essa demanda e eles não cumpriram”, protestou o presidente do Sindmed-AC.
O concurso público tem a oferta de 622 vagas para a área da Saúde, em todos os municípios acreanos. Os salários variam de R$ 1.626,84 a R$11.096,93 e as inscrições começaram no dia 28 de junho e se encerram às 21h, do dia 27 de julho de 2022.
Conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o certame será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). As vagas são para diversos cargos, como Agente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Condutor de Ambulância, Técnico de Laboratório, Técnico em òrtese e Prótese Ortopédida, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social, Biólogo, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Eletricista, entre outros.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.