Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após governo lançar edital de concurso da Saúde, Sindicato dos Médicos questiona quantidade ‘reduzida’ de vagas

Com paralisação dos servidores, atendimento nas unidades de saúde se torna mais lento (Foto: Cedida)

O governo do Acre lançou, no último dia 27, concurso público para a área da saúde. No entanto, o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici, criticou a quantidade reduzida de vagas ofertadas, pois, segundo ele, o total de vagas acordado era muito superior ao publicado no edital.

Para o sindicalista, a quantidade delimitada pelo governo não colocará um fim à necessidade de médicos provisórios devido à alta demanda por profissionais que inclusive já atuam nas unidades de saúde com contratos precários.

“A proposta era de ampliar o total de vagas, englobando os cargos vagos e os provisórios. Para nosso setor jurídico, se existe trabalhador provisório, devido à demanda, então existe a necessidade da abertura da vaga. O acordo fechado com o governo era de atender essa demanda e eles não cumpriram”, protestou o presidente do Sindmed-AC.

O concurso público tem a oferta de 622 vagas para a área da Saúde, em todos os municípios acreanos. Os salários variam de R$ 1.626,84 a R$11.096,93 e as inscrições começaram no dia 28 de junho e se encerram às 21h, do dia 27 de julho de 2022.

Conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o certame será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). As vagas são para diversos cargos, como Agente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Condutor de Ambulância, Técnico de Laboratório, Técnico em òrtese e Prótese Ortopédida, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social, Biólogo, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Eletricista, entre outros.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

 

Sair da versão mobile