A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), anunciou, na manhã desta sexta-feira, 10, que as aulas na rede pública municipal de ensino da capital acreana serão suspensas, na próxima semana. A decisão foi tomada para “manter as crianças seguras”, devido ao aumento dos casos de doenças respiratórias e dos registros de mortes de crianças, no Estado.
Nabiha Bestene, secretária de Educação do município, falou que a medida não prejudicará o ano letivo.
“A saúde está em primeiro lugar. Acredito que nesse momento se faz necessário tomar essa decisão. Esse é um problema grave que está ocorrendo em toda cidade. Também suspendemos alguns eventos para evitar aglomeração. Fui em uma creche, no Apolônio Sales, e foi detectado que duas crianças estão com covid-19. Já tomamos todas as providências para higienizar o local”, disse ela.
Socorro Martins, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, falou que a orientação foi para evitar o aumento no número de casos da síndrome respiratória.
“São crianças que estão na faixa etária abaixo de cinco anos, as que estão nas creches. Uma criança com o vírus consegue contaminar outras crianças. O momento é de cautela. Houve um aumento de 80% no número de casos da doença, do mês de maio, até agora, isso em todas as idades, principalmente entre crianças e idosos. O vírus começou a circular mais cedo. Esse é um percentual muito grande”.
O prefeito Tião Bocalom comentou sobre a decisão, e disse que não pode ser criado um ambiente de medo.
“Como teríamos apenas dois dias de aula na semana que vem, devido ao feriado, resolvemos tomar esse medida, diante do que está acontecendo. Suspenderemos as aulas nesse período, e avaliaremos para os próximos dias o retorno do ano letivo. Essa gripe está atingindo todas as crianças. Temos que avaliar da forma correta para não temos um prejuízo ainda maior com a paralisação das aulas”, concluiu o prefeito.