Com o público-alvo alcançado abaixo do esperado em todo o país, o Ministério da Saúde (MS) decidiu prorrogar, até sexta-feira, 24, a campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo. No Acre, a situação não foi diferente, por isso, a Secretaria de Estado de Saúde definiu o próximo sábado, 25, como o “Dia D” de vacinação contra essas doenças.
De acordo com a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), cada município estabelecerá as unidades de saúde que estarão em funcionamento.
“Finalizando a campanha, não houve a adesão dos grupos prioritários, o que é muito grave. É muito triste você ter sobra de vacinas porque o grupo-alvo não procurou. Mas, pensando também em não perder essas doses, a gente acaba abrindo para a população em geral ao final da prorrogação da campanha”, explica Renata Quiles, coordenadora do PNI no estado.
Quiles destaca, ainda, a importância de vacinar o público em geral: “As pessoas carregam o vírus em sua nasofaringe, em seu sistema respiratório, confundem os sintomas com os de uma gripe comum e acabam transmitindo para pessoas com a saúde mais debilitada. Então, se vacinar também a população geral, a gente acaba bloqueando esse ciclo de transmissão”, esclarece Renata.
A partir de segunda-feira, 27, segunda-feira, todas as unidades básicas de saúde (UBS) do estado estarão oferecendo as vacinas ao público em geral. A população interessada deve portar carteira de vacinas, CPF ou cartão do sistema único de saúde (SUS).