O 15 de junho para os acreanos é uma data festiva. Além ser o dia em que se comemora o Aniversário do Acre (60 anos) — emancipação do estado — também se celebra o aniversário do Novo Mercado Velho, ponto turístico e cartão postal de Rio Branco.
Na manhã desta quarta-feira, 15, os comerciantes junto a gestão municipal realizaram uma atividade para enaltecer os 93 anos do espaço, que reúne gastronomia, artesanato indígenas, ervas medicinais e tantos outros itens da cultura acreana.
Com direito a bolo e uma mesa sortida de café da manhã, celebração contou com a presença da prefeita em exercício, Marfiza Galvão (PSD), do senador Sérgio Petecão (PSD), do secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico, Eracides Caetano, dos vereadores Lene Petecão (PSD) e Samir Bestene (PP), além de comerciantes antigos do mercado.
Há 24 anos trabalhando no Novo Mercado Velho, Raimundo Nonato Pereira, 56 anos, conhecido por popularmente como “Doutor Raiz” se emocionou com o evento. “Desde que esse espaço foi inaugurado, nunca havíamos celebrado de maneira tão alegre essa data. Estou muito feliz e emocionado, pois eventos assim chamam atenção da população e dos turistas, que cada vez mais passam a frequentar o mercado e conhecer os nossos produtos”, disse.
Conhecida por todos pelo apelido de “Mãezinha”, Alzira Maia, 61 anos, comercializa comida no espaço há 14 anos. Com a renda da pensão, criou e educou os filhos. “A história desse lugar se funde a minha história. Tudo que eu tenho vem daqui, a minha renda, as amizades, meus clientes, me sinto muito maravilhada me fazer parte dessa história”, destacou.
Durante a festividade, o secretário da Seagro, Aracides Caetano, anunciou as obras de melhoramento nos mercados da capital. O primeiro espaço a receber o investimento será o Novo Mercado Velho.
“É cuidando bem do dinheiro, que a gente consegue dar dignidade às pessoas, consegue que se sintam mais felizes, mais valorizadas”, afirmou a prefeita em exercício.
O Mercado Municipal, que com o tempo ficou conhecido como Mercado Velho, foi o primeiro prédio público de alvenaria da capital acreana. Construído em 1929, no governo de Hugo Carneiro, o prédio foi revitalizado em 2006, na gestão de Jorge Viana, onde passou a ser chamado de Novo Mercado Velho. O local funciona no Centro da cidade.