O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e a Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), em parceria com a Prefeitura do Bujari, realizou na última quinta-feira, 23, uma formação para as conselheiras e gestoras de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).
A formação, que contemplou participantes de Rio Branco, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá, é fruto de um convênio entre o Cedim e o governo do Estado, consolidada ainda na gestão do então governador Tião Viana (PT), por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Raimundo Angelim (PT), destinada para capacitação e fortalecimento das OPMs, Conselho Estadual e Municipais de Mulheres e Rede de Atendimento à Mulher.
“Nosso expectativa é que as gestoras e conselheiras tenham saído dessa formação mais seguras para desenvolver e implementar as políticas para mulheres em seus municípios. Trabalhamos, especialmente, o fortalecimento dos conselhos municipais de Mulheres, para que a partir disso possamos retomar com o pleno funcionamento da Rede de Proteção à Mulher dos municípios”, destacou a presidente do Cedim, Geovana Castelo Branco.
Entre os temas discutidos na formação, destacam-se: o fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher, a partir do fluxo de atendimento; Políticas Públicas para as Mulheres, com recorte de raça e controle social das políticas. A qualificação contou com a contribuição da representante do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP), da psicóloga da SEASDHM, Maria Vidal e da secretária executiva do Cedim, Neuda Muniz.