Uma criança de apenas um ano morreu neste domingo, 26, no Pronto-Socorro de Rio Branco, após dar entrada na unidade em estado grave.
O governo do Estado não informou se a morte da criança foi causada por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas emitiu uma nota esclarecendo que a criança deu entrada, inicialmente, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, com 39,6º de temperatura, sinais de perda de consciência e esforço respiratório associado à desidratação grave e hipoglicemia.
A nota diz, ainda, que a criança sofreu parada cardiorrespiratória e morreu nas dependências do hospital, após 35 minutos de tentativas para reanimação.
Caso seja confirmado que a vítima morreu pela SRAG, esta será a 11ª morte de uma criança pela doença no Acre, desde o mês de maio.
Leia na íntegra:
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informa que H. R. O, de 1 ano, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Franco Silva, do bairro Sobral, no final da manhã deste domingo, 26, com 39,6º de temperatura, sinais de perda de consciência e esforço respiratório associado à desidratação grave e hipoglicemia.
Na unidade, ele foi imediatamente medicado e dada a gravidade de seu estado de saúde, foi acionada uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para ser transferido ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Durante o transporte, a criança sofreu parada cardiorrespiratória e morreu nas dependências do hospital após 35 minutos de tentativas para reanimação.
Uma equipe de assistentes sociais do Estado entrou em contato com os profissionais do município, que por sua vez, tomaram as providências necessárias para ajudar a família, oferecendo auxílio funerário.
O Estado lamenta o falecimento da criança e, por meio da Sesacre, também coloca à disposição dos genitores o serviço de acompanhamento psicológico na unidade Policlínica do Tucumã.
Paula Mariano
Secretária de Estado de Saúde