A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, apresentou na manhã desta quinta-feira, 2, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), o Plano de Contingência e Mobilização contra Queimadas e Incêndios. O evento contou com a participação do prefeito Tião Bocalom, de gestores públicos e vereadores.
“Essa ação é de prevenção e combate a incêndios urbanos e florestais. Porém, não podemos focar apenas nas queimadas, mas, em todo cenário que a seca traz, que é a falta da água, aumento das ondas de calor, aumento de incêndios e perda de produção, ou seja, um série de consequências que o período de estiagem traz para a nossa região”, frisou o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal.
O gestor pontuou que o plano é uma ação conjunta com diferentes órgãos públicos.
“Todas as secretarias, em maior ou menor grau, estão participando da ação, além do MPAC. Os órgãos estaduais, como o Imac, Semapi, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental. Instituições federais, como o Ibama e PRF, também estão ajudando no combate a essas práticas criminosas; cada um dentro do seu campo de responsabilidade”, concluiu Falcão, ressaltando que, neste ano, os focos de incêndio podem ultrapassar cinco mil.