A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 14, para falar sobre as estratégias traçadas pela gestão municipal para avançar nas campanhas de vacinação na capital acreana.
Na ocasião, a secretária de Saúde do município, Sheila Andrade, anunciou uma mega operação para melhorar os índices de vacinação das crianças, que em Rio Branco, não chegou a 30%.
“A gestão municipal não pode parar. Nós, como setor de Saúde, muito menos. Vamos passar por um feriado prolongado, e, estrategicamente, abriremos um ponto de vacinação na Praça Plácido de Castro, em frente a PM, Centro da capital. Iniciaremos as ações a partir desta terça-feira, 14, das 18h às 22h, e irá se prolongar por toda semana, até o domingo, destacou Andrade.
Ela fez um apelo aos líderes comunitários, para que incentivem a vacinação nos bairros. “Precisamos que essas lideranças entre em contato conosco. Essa parceria é fundamental. Temos que imunizar as crianças. Não tem outra “arma” contra a Influenza, o sarampo, e outras doenças”.
Varíola dos macacos
A secretária também comentou sobre o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no Acre, e quais providências estão sendo tomadas pela gestão do município.
“Temos o Centro de Investigação de Vigilância em Saúde. Lá, temos uma equipe 24 horas de plantão. Quando soubemos do caso, da suspeita, já foram feitos exames e encaminhados um laboratório em Belém. Agora, estamos esperando a confirmação, para saber se foi positivo, ou não. Também deixo meu apelo a Anvisa. Se essa pessoa, que, possivelmente, trouxe o vírus, entrou na capital através dos nossos aeroportos”, concluiu a gestora.