O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) informou nesta segunda-feira, 27, que irá apurar as circunstâncias envolvendo a morte de uma criança de apenas um ano de vida, que faleceu no domingo, 26, no Pronto-Socorro de Rio Branco, para onde foi encaminhada após atendimento na UPA da Sobral, com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
“Na manhã desta segunda-feira, 27, fizemos contato com a família para dar início às investigações. Além da apuração, o Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e Núcleo de Atendimento Psicossocial (Natera) estão à disposição para auxiliar no que for necessário”, disse o MPAC em nota enviada à imprensa.
O MPAC investiga a morte de outras 10 crianças por SRAG, tendo instaurado dois procedimentos nas Promotorias que possuem atribuição nas áreas da saúde e infância.
Para dar celeridade às investigações, bem como aos demais procedimentos instaurados na 1ª Promotoria de Justiça Defesa da Saúde, foi instalada, na última sexta-feira, 24, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Rio Branco, que aguarda concurso de remoção interna para entrar em funcionamento com a titularização de um segundo promotor de Justiça para atuar na área especializada da saúde.