Fechado desde o início da pandemia, o Museu do Palácio Rio Branco foi reaberto para visitação no início desta semana. Segundo o governo do Estado, o espaço passou por reparos, assegurando ajustes necessários à comodidade do público.
Apesar de ser um espaço turístico que agrega parte da história do Acre, o museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, fechando aos finais de semana. O museu não estará aberto durante o feriado prolongado do Aniversário do Acre e Corpus Christi (15 e 16 de junho).
A pandemia ocasionou o fechamento do Museu do Palácio por quase dois anos. A estrutura que abriga e resguarda o principal patrimônio histórico do Acre funciona nas dependências do Palácio Rio Branco, no Centro da capital acreana.
O Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre, iniciou sua construção na década de 1920, seu projeto arquitetônico foi elaborado pelo arquiteto alemão Alberto Massler, inspirado das edificações gregas com suas colunas de ordem dóricas e jônicas na fachada principal. Inaugurado em 1930, porém, suas obras só foram concluídas no Governo de José Guiomard dos Santos em 1948.