Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Para enfrentar nova onda de covid-19, Sesacre defende testagem em massa da população com ou sem sintomas da doença

O governo do Acre realizou nesta quinta-feira, 30, uma reunião do Centro de Operações de Emergência (COE) para avaliar a situação da covid-19 no estado, em meio ao aumento súbito de casos. Na ocasião, a titular da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Paula Mariano, defendeu a ampliação da testagem em massa e a intensificação da vacinação do público em geral.

“A situação da covid-19 no nosso estado ainda é considerada estável, mas esse aumento de casos nos colocou em alerta. Portanto, o comando hoje é ampliar a testagem de pessoas, sintomáticas ou não, para a doença, incentivar os municípios para ações nesse sentido e intensificar a vacinação da população em geral. O aumento das notificações representa também a possibilidade no aumento de casos graves”, pontuou Paula Mariano.

Reunião retratou o cenário pandêmico no Brasil e no mundo, além de estabelecer medidas contra a covid-19 no Acre (Foto: Aveliny Castro/Sesacre)

Embora o uso de máscaras no Acre seja facultativo, tanto em locais fechados quanto abertos – exceto unidades de saúde, locais onde a obrigatoriedade continua, o governo do Acre continua recomendando o uso de máscaras em locais fechados, além da continuidade e manutenção de outras medidas de prevenção já conhecidas da população, como o distanciamento social, higienização das mãos, limpeza e desinfecção de ambientes, entre outros.

Até esta quinta-feira, 30, o Acre registrou um total de 126.195 notificações positivas e 2.004 óbitos. Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesacre, a 23ª semana do ano representou o início do aumento de notificações da covid-19, no estado.

Participaram da reunião os diretores de gerenciamento de unidades próprias, de redes de atenção à saúde, regulação, administração e planejamento, e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), além da assessoria técnica e representantes das regionais do Juruá e Alto Acre, bem como da Rede de Urgência e Emergência (RUE).

 

Sair da versão mobile