A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), decidiu prorrogar a suspensão das aulas presenciais nas unidades educativas da rede municipal de ensino, até o dia 24 de junho.
A decisão foi tomada após reunião com a Diretoria do Colegiado de Diretores (CODEP) municipal. Em comunicado, a gestão municipal disse que neste período, a SEME fará consulta as autoridades de Saúde e ao Conselho Municipal de Educação (CME) para futuras decisões e encaminhamentos.
As aulas foram suspensas na rede municipal de ensino na última semana, em virtude da morte de crianças vítimas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O objetivo, é “manter as crianças seguras”, devido ao elevado número de casos e superlotação das unidades de saúde.
“A saúde está em primeiro lugar. Acredito que nesse momento se faz necessário tomar essa decisão. Esse é um problema grave que está ocorrendo em toda cidade. Também suspendemos alguns eventos para evitar aglomeração”, disse Nabiha Bestene, secretária de Educação do município, ao anunciar a suspensão das aulas na última semana.
Governo monitora
Diante dos óbitos registrados e aumento no número de casos, o governo do Acre decidiu criar Comitê de Acompanhamento Especial das Síndromes Respiratórias Pediátricas – CAERP.
A criação do Comitê foi formalizada nesta quarta-feira, 15, por meio de Decreto no Diário Oficial do Estado. O objetivo é estudar a origem dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças; acompanhar a evolução dos casos neste público, além de propor ao Governador do Estado a tomada de decisões relativas ao enfrentamento dos casos de SRAG em crianças.