O primeiro paciente com suspeita de infecção pela ‘Varíola dos Macacos’ na Bolívia já recebeu alta médica. Trata-se de um jovem de 22 anos, que estava internado em isolamento, no Centro de Saúde Elvira Wünderlich, em Santa Cruz.
Na terça-feira, 31, o governo do país vizinho, que faz fronteira com o Acre, havia informado que as amostras dos dois pacientes com suspeita de infecção pela doença foram enviadas para análise específica para ‘Varíola dos Macacos’ na Argentina. O envio foi feito após serem realizadas análises para, ao menos, nove doenças tropicais com sintomas similares a da varíola, que foram descartadas pelo Centro Nacional de Doenças Tropicais (Cenetrop).
Após receber alta, o paciente de 22 anos já está de repouso em casa, segundo as autoridades. A investigação epidemiológica junto às pessoas que tiveram contato com ele também é realizada.
Já o outro paciente com suspeita, um jovem de 27 anos, continua isolado em casa recebendo o tratamento adequado, segundo informaram as autoridades em saúde do país.
Como a Bolívia não possui reagente específico para detectar com precisão a Varíola dos Macacos, o governo informou, ainda, aos veículos de imprensa locais, que está buscando um acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, para adquirir kits de detecção da doença e, assim, garantir uma resposta adequada à uma possível epidemia da doença.