X

Após notificar 1º caso suspeito da varíola dos macacos, Saúde orienta o uso de máscaras, higienização das mãos e alimentos no Acre

(Foto: Dell Pinheiro)

No Acre, o uso de máscaras é opcional. Entretanto, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) continua orientando que os acreanos mantenham todos os cuidados de higiene pessoal, limpeza das mãos e alimentos, bem como o uso de máscaras em locais fechados e com aglomeração de pessoas.

Na última terça-feira, 14, o estado notificou o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos. O paciente, que é da capital acreana, tem 30 anos de idade e teve contato com pessoas vindas do exterior. Além disso, o estado tem registrado novos casos de Covid-19. E para agravar o cenário, o vírus sincicial respiratório (VSR), que circula no estado, já ocasional a morte de 10 crianças.

A Sesacre recomenda ainda que os cuidados para idosos, acima de 60 anos, e crianças, sejam redobrados. Além disso, é importante tomar todas as vacinas e manter o esquema vacinal atualizado.

É necessário manter o esquema vacinal atualizado, recomenda a Saúde

Preocupado com a situação que o Acre enfrenta, o médico infectologista Thor Dantas reforçou a importância da imunização contra a gripe, que combate além do vírus H1N1, o H3N2.

“Vacinar as crianças e idosos é fundamental contra a Covid e contra a gripe. Para outros vírus não há vacina e a gente tem que ter cuidados gerais com todo mundo que está com quadro de infecções respiratórias. Principalmente para as crianças e idosos, que são os que mais complicam com gripes e resfriados”, alertou.

Um levantamento feito pela coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre aponta que faltando duas semanas para o fim da campanha nacional de vacinação contra a influenza, mais de 150 mil pessoas ainda não se vacinaram no Estado.

Até o momento, conforme dados do PNI, foram vacinados 33,49% dos profissionais de saúde; 25,32% dos idosos; 23,12% das gestantes; 19,69% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos; 17,18% dos professores e 48,42% dos povos indígenas

Categories: Geral
Maria Meirelles: