O detento João Craveiro Chaves Júnior, de 40 anos, foi morto no início da noite desta sexta-feira, 3, dentro de uma cela do Pavilhão “J” do Presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco.
Conforme apurado pela reportagem, o reeducando foi assassinado por seis colegas de cela, após ser espancado até a morte. Uma equipe de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) foi acionada, mas, chegando ao local, a vítima já estava sem vida e só foi possível atestar o óbito.
Em nota, o governo do Acre informou que aguarda a divulgação do laudo da perícia técnica que informará as reais circunstâncias da ocorrência do óbito.
Leia na íntegra:
1 – Foi registrado, no final da tarde desta sexta-feira, 3, o óbito do preso João Craveiro Chaves Júnior, 40 anos, na cela 2 do pavilhão J da Unidade de Regime Fechado nº 1, localizada no Complexo Penitenciário de Rio Branco.
2 – João Craveiro era sentenciado e cumpria pena por homicídio simples, Art. 121, caput, do Código de Penal Brasileiro. Na mesma cela, outros seis presos cumpriam pena.
3 – Por volta das 18h, a equipe de plantão foi informada pelos presos que o detento João Craveiro estava passando mal. Ao retirar o preso da cela, os policiais penais verificaram que este estava aparentemente desmaiado e possuía escoriações em todo o corpo. Neste momento, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas ao chegar ao local foi possível apenas atestar o óbito. Diante do ocorrido, o Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado para a realização da perícia técnica e procedimentos de costume.
4 – Os seis presos que cumpriam pena na mesma cela que João Craveiro Chaves júnior serão encaminhados à Delegacia de Flagrantes para o registro da ocorrência e abertura de inquérito policial.
5 – Quanto à causa da morte, o Iapen aguarda a divulgação do laudo da perícia técnica que informará as reais circunstâncias da ocorrência do óbito.
Rio Branco – Acre, 3 de junho de 2022.
Glauber Feitoza
Presidente do Iapen