X

Detento é encontrado morto em cela do Complexo Penitenciário da capital; suspeita é que ele tenha sido espancado por outros presos

Uma equipe do SAMU foi acionada, mas chegando ao local, a vítima já estava sem vida (Foto: cedida)

O detento João Craveiro Chaves Júnior, de 40 anos, foi morto no início da noite desta sexta-feira, 3, dentro de uma cela do Pavilhão “J” do Presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco.

Conforme apurado pela reportagem, o reeducando foi assassinado por seis colegas de cela, após ser espancado até a morte. Uma equipe de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) foi acionada, mas, chegando ao local, a vítima já estava sem vida e só foi possível atestar o óbito.

Em nota, o governo do Acre informou que aguarda a divulgação do laudo da perícia técnica que informará as reais circunstâncias da ocorrência do óbito.

Os seis presos que cumpriam pena na mesma cela que João Craveiro Chaves júnior serão encaminhados à Delegacia de Flagrantes para o registro da ocorrência e abertura de inquérito policial (Foto: Cedida)

Leia na íntegra:

1 – Foi registrado, no final da tarde desta sexta-feira, 3, o óbito do preso João Craveiro Chaves Júnior, 40 anos, na cela 2 do pavilhão J da Unidade de Regime Fechado nº 1, localizada no Complexo Penitenciário de Rio Branco.

2 – João Craveiro era sentenciado e cumpria pena por homicídio simples, Art. 121, caput, do Código de Penal Brasileiro. Na mesma cela, outros seis presos cumpriam pena.

3 – Por volta das 18h, a equipe de plantão foi informada pelos presos que o detento João Craveiro estava passando mal. Ao retirar o preso da cela, os policiais penais verificaram que este estava aparentemente desmaiado e possuía escoriações em todo o corpo. Neste momento, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas ao chegar ao local foi possível apenas atestar o óbito. Diante do ocorrido, o Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado para a realização da perícia técnica e procedimentos de costume.

4 – Os seis presos que cumpriam pena na mesma cela que João Craveiro Chaves júnior serão encaminhados à Delegacia de Flagrantes para o registro da ocorrência e abertura de inquérito policial.

5 – Quanto à causa da morte, o Iapen aguarda a divulgação do laudo da perícia técnica que informará as reais circunstâncias da ocorrência do óbito.

Rio Branco – Acre, 3 de junho de 2022.

Glauber Feitoza

Presidente do Iapen

Categories: POLICIA
Da Redação: