O médico acreano Fábio Alessandro Maia, de 44 anos, morreu, na noite de domingo, 5, em Prudentópolis, no Paraná, após ser espancado no apartamento onde vivia. O suspeito, o vendedor Gustavo Makuch Zentil, de 19 anos, foi preso e confessou o crime.
Em nota à imprensa local, o Corpo de Bombeiros relatou ter recebido uma solicitação via central 193 do acusado. “O solicitante informou que agrediu seu amigo e o mesmo não estava respirando. Ao chegar no local, a equipe arrombou o portão e ao adentrar no imóvel a equipe deparou-se com uma vítima deitada no quarto do segundo andar do imóvel sem sinais vitais em parada cardiorrespiratória. Iniciado o RCP e encaminhamento ao hospital, onde foi constatado óbito pelo médico de plantão”, diz o documento.
Conforme a polícia, o suspeito alegou ter sido atacado pela vítima e que, por isso, reagiu, agredindo o médico com socos e chutes. De acordo com a Policia Militar, ao adentar a residência da vítima, a equipe policial constatou que em um dos quartos havia marcas de sangue na cama e nas paredes. Notando o quadro crítico do médico, este foi encaminhado para a Santa Casa de Prudentópolis, no entanto, morreu no hospital.
Preso em flagrante, Gustavo Zentil foi encaminhado para a delegacia de Prudentópolis, para os procedimentos cabíveis. O corpo do médico foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava.
População lamenta
Com pouco mais de 50 mil habitantes, a cidade de Prudentópolis lamentou a morte do médico, que atendia na Unidade Básica de Saúde Jardim Delmira. Após sua trágica morte, os pacientes fizeram inúmeras homenagens por meio das redes sociais.
“Que triste. Perdemos um excelente profissional, meu Deus. Sem palavras. Deus conforte os familiares”, disse um internauta. “Meu Deus, quê isso? Que triste. Era um excelente profissional da saúde, médico honesto. Meus sentimentos à família e amigos”, disse outro.
“Sem palavras. É muito triste. Perdemos nosso médico que era um exemplo de pessoa sempre cuidou de todos nós com atenção e carinho. Vai com Deus, doutor Fábio. Que Deus te dê um bom lugar!”, finalizou outro internauta.
A Prefeitura Municipal de Prudentópolis também emitiu uma nota pela partida precoce do médico. “Neste momento de profunda dor e pesar, a administração municipal manisfesta aos familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências pela partida precoce. Dr. Fábio nos deixa como legado o seu admirável trabalho em favor da Saúde dos Munícipes de Prudentópolis e seu exemplo de profissional dedicado e ético. Sua partida deixa um legado de carinho e amizades. Estamos enlutados com essa perda irreparável”, disse.
Antes de exercer a medicina, Fábio Maia já atuava na área da saúde como técnico de enfermagem tendo trabalhado na Maternidade Bárbara Heliodora e também no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco.