Duas pessoas foram presas em flagrante, no Estado do Maranhão, logo após receberem uma encomenda de livros contendo 500g de cocaína, 5kg de crack e 7,5kg de maconha, escondidos no interior de livros. A encomenda, segundo investigações, era oriunda da capital acreana.
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, os investigadores receberam informações de que traficantes estariam se utilizando de transporte aéreo para enviar drogas da capital acreana para a Ilha de São Luís/MA.
Após constatarem que uma carga poderia chegar na empresa aérea, na tarde do dia 2, as equipes se deslocaram para a sede da empresa, localizada no aeroporto, e aguardaram o momento em que dois homens retiraram uma grande caixa e colocaram, no interior de um automóvel, ocasião em que realizaram a abordagem e solicitaram o que havia na embalagem.
Os suspeitos informaram que na caixa havia apenas livros, mas sabendo da discrepância de valor do frete, via transporte aéreo, com o material informado, bem como do nervosismo dos abordados, que não souberam informar qual a origem e a destinação dos livros, foi feita a conferência do material e encontrada a droga.
A dupla foi autuada por tráfico de drogas e associação ao tráfico e encaminhada à Central de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. As investigações prosseguirão para identificar todos os responsáveis pelo envio da droga.
A operação é resultado de cooperação entre a Polícia Civil do Maranhão, através da SENARC, com apoio da DENARC da Polícia Civil do Acre.