X

Com 25% das intenções de votos, Jorge lidera nova pesquisa ao Senado, seguido de Alan com 22%, Jéssica 16% e Márcia 14%

jorge viana e alan rick

O PT confirmou a pré-candidatura de Jorge ao Senado nesta quinta-feira, 2

O resultado da pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac) ao Instituto Perfil aponta uma diferença pequena nas intenções de voto ao Senado Federal entre os pré-candidatos Jorge Viana (PT/AC) e Alan Rick (União Brasil).

Na pesquisa estimulada, ou seja, quando entrevistado escolhe um dos nomes apresentados, o ex-senador Jorge Viana (PT) aparece com 25,5% das intenções de votos, seguido do deputado federal Alan Rick, com 22,2%. A deputada Jéssica Sales (MDB) aparece com 16,9%, enquanto Márcia Bittar (PL) apresenta 14% das intenções, caso a eleição fosse hoje.

O total de nulos ou brancos somado ao percentual de indecisos (12,7%) é superior aos votos declarados para a senadora Mailza Gomes (PP), que aparece com apenas 2,9%, quase empatada com a deputada Vanda Milani que apresenta 2,6% das intenções.

Entretanto, um ponto que chama atenção nos dados divulgados é a amostragem da pesquisa espontânea, quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. Segundo o Instituto Perfil, 54,1% do eleitorado acreano está indeciso ou não sabe em quem votar para o Senado.

Ainda no cenário espontâneo, o senador Jorge Viana lidera com 9,9% das intenções de votos e, desta vez, é seguido pela deputada federal Jéssica Sales que apresenta 8%. Já o deputado federal Alan Rick aparece com 6,7%, enquanto a pré-candidata Márcia Bittar reúne 5,5% das intenções de votos.

Quando questionados qual o senador estaria mais preparado para Lula presidente, 51,3% dos entrevistados aposta em Jorge Viana, enquanto apenas 12% acredita que seria a deputada Jéssica Sales e 11,4% o deputado Alan Rick.

A pesquisa entrevistou 1.430 eleitores acreanos, no período de 24 a 28 de maio de 2022. A margem de erros divulgada é de três pontos para mais ou para menos. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral.

Categories: POLÍTICA
Da Redação: