Mães e outros familiares das 10 crianças que morreram vítimas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Acre voltaram a protestar nesta segunda-feira, 20, em frente o Palácio Rio Branco, agora durante agenda da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto. Em coro, o grupo gritava “assassinos”, durante a mobilização contra os gestores da saúde estadual.
O objetivo da manifestação é chamar a atenção do governo federal para a problemática da saúde no Estado. Na manhã desta segunda, o grupo já havia realizado um protesto, momento em que confirmaram à GAZETA, que irá pedir a exumação dos corpos das crianças, na tentativa de uma análise independente para testificar ou não as causas das mortes.
“A gente vai entrar com pedido hoje. Já foi protocolado”, garantiu Joelma Dantas, mãe de Théo, uma das vítimas fatais da Síndrome Respiratória Aguda Grave no Acre. “Os nossos filhos não morreram por Síndrome Respiratória, nossos filhos morreram por negligência”, disse ela.
Ministra no Acre
Durante evento no Palácio Rio Branco, a ministra participa da entrega de 15 veículos e kits de equipagem para Conselhos Tutelares do estado do Acre. O investimento do Governo Federal na ação foi de R$ 1,9 milhão. A cerimônia terá a presença da governadora em exercício, desembargadora Waldirene Cordeiro.
Os kits, compostos por computador, impressora, refrigerador, bebedouro e TV com acesso à internet, além dos carros serão entregues para os Conselhos Tutelares das cidades de Rio Branco (3), Assis Brasil (1), Brasiléia (1), Cruzeiro do Sul (1), Feijó (1), Plácido de Castro (1), Mâncio Lima (1), Manoel Urbano (1), Sena Madureira (1), Senador Guiomard (1), Tarauacá (1), Xapuri (1) e Porto Acre (1).
A ação de entrega dos equipamentos aos Conselhos Tutelares faz parte do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH), que irá destinar 854 carros em todo o país até o final de 2022.
Estão previstos também, o repasse de 20 pistolas e quatro viaturas às Polícias Civil e Militar, destinadas ao combate à violência contra a mulher. Os armamentos e viaturas são oriundas de doação da Força Nacional, após articulação do ministério.
A ministra Cristiane Britto também fará o anúncio da instalação da Casa da Mulher Brasileira no Acre e abrirá o Workshop de Capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do estado. A gestora visita a sede da Defensoria Pública do Estado do Acre, onde conhece o Projeto Rhuamm – Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos, coordenado pelo Núcleo de Cidadania da instituição.