Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Francisco Piyãko recebe apoio de famosos em sua pré-candidatura a deputado federal

Francisco Piyãko recebe apoio de famosos em sua pré-candidatura a deputado federal

A candidatura da liderança indígena do povo Ashaninka do Acre, Francisco Piyãko, tem recebido o apoio de muitos famosos, a exemplo da atriz global Letícia Spiller e da acreana e campeã do BBB18, Gleici Damasceno. Francisco é pré-candidato a deputado federal pelo PSD.

Em passagem pelo Rio de Janeiro, no retorno de um fórum que participou na Inglaterra, Piyãko reencontrou a amiga de longa data, Letícia Spiller, que declarou seu apoio à liderança.

“Estou contigo amigo querido! Essa luta é de todos nós”, disse Letícia em uma postagens nas suas redes sociais.

De acordo com a assessoria de Francisco, o pré-candidato se reuniu com um grupo de artistas que vai apoiar o desafio que ele encarou nas eleições 2022, por mais representatividade na Câmara Federal. A atriz e ativista ambiental Lucélia Santos participou do encontro, que contou com outros globais.

No início de junho, Francisco Piyãko conversou com a artista acreana Gleici Damasceno, que compartilhou com pessoas próximas que pretende apoiar o candidato.

Francisco Piyãko recebe apoio de famosos em sua pré-candidatura a deputado federal
O encontro de Francisco e Gleici foi em Rio Branco, Acre (Foto: Reprodução Instagram)

Na Inglaterra

O líder indígena ashaninka participou na semana passada de uma palestra na Universidade de Oxford em um painel sobre economia da Amazônia, durante o evento Brazil Forum UK. Na ocasião, Francisco se encontrou com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, com quem falou sobre os riscos que as comunidades da Amazônia vêm sofrendo.

Piyãko vem apontando a importância da organização social para a garantia de qualidade de vida. Sua base é a própria experiência de sucesso em gestão junto ao povo Ashaninka, que após muitas lutas e trabalho, são capazes de uma gestão total do território, mantendo aspectos da vida tradicional e cultural em diálogo com o mundo moderno.

Francisco Piyãko foi assessor e secretário do governo do Estado do Acre para os Povos Indígenas, entre 2003 e 2010. Em seguida, assessorou a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) na gestão de Márcio Meira, durante um momento de aproximação do governo Federal com os povos indígenas.

Francisco Piyãko recebe apoio de famosos em sua pré-candidatura a deputado federal
Francisco e o ministro do STF, em evento na Inglaterra (Ascom Francisco Piyãko)
Sair da versão mobile