O governo do Acre oficializou nesta quarta-feira, 15, por meio de Decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a criação do Comitê de Acompanhamento Especial das Síndromes Respiratórias Pediátricas – CAERP.
A criação do comitê foi anunciada no último domingo, 12, diante da morte de 10 crianças vítimas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e aumento de casos da doença.
Conforme o decreto, o Monitoramento Mensal realizado pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde observou que durante os meses de abril e maio de 2022 a maioria dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foi de crianças, além disso, o Resumo do Boletim InfoGripe – Semana Epidemiológica (SE) 22 2022 concluiu que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças de zero a quatro anos se mantém em patamar elevado.
Agora, o Caerp terá como missão estudar a origem dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
(SRAG) em crianças; acompanhar a evolução dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste público, além de propor ao Governador do Estado a tomada de decisões relativas ao enfrentamento dos casos de SRAG em crianças.
O decreto dispõe, ainda, sobre a composição do Comitê, que será composto por integrantes da Secretaria de Estado de Saúde; Casa Civil; Procuradoria-Geral do Estado; Secretaria de Estado de Comunicação; Ministério Público do Estado do Acre; Conselho Estadual de Saúde e também do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).