Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo do Acre oficializa criação do Comitê de Acompanhamento Especial das Síndromes Respiratórias Pediátricas

Governo do Acre oficializa criação do Comitê de Acompanhamento Especial das Síndromes Respiratórias Pediátricas

O governo do Acre oficializou nesta quarta-feira, 15, por meio de Decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a criação do Comitê de Acompanhamento Especial das Síndromes Respiratórias Pediátricas – CAERP.

A criação do comitê foi anunciada no último domingo, 12, diante da morte de 10 crianças vítimas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e aumento de casos da doença.

Conforme o decreto, o Monitoramento Mensal realizado pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde observou que durante os meses de abril e maio de 2022 a maioria dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foi de crianças, além disso, o Resumo do Boletim InfoGripe – Semana Epidemiológica (SE) 22 2022 concluiu que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças de zero a quatro anos se mantém em patamar elevado.

Agora, o Caerp terá como missão estudar a origem dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
(SRAG) em crianças; acompanhar a evolução dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste público, além de propor ao Governador do Estado a tomada de decisões relativas ao enfrentamento dos casos de SRAG em crianças.

O decreto dispõe, ainda, sobre a composição do Comitê, que será composto por integrantes da Secretaria de Estado de Saúde; Casa Civil; Procuradoria-Geral do Estado; Secretaria de Estado de Comunicação; Ministério Público do Estado do Acre; Conselho Estadual de Saúde e também do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Sair da versão mobile