Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana lidera intenções de voto ao Senado, em nova pesquisa; Alan Rick aparece em segundo

jorge viana e alan rick

Assim como a pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac) na última semana, nova pesquisa divulgada nesta terça-feira, 7, pela TV Gazeta, aponta uma diferença pequena nas intenções de voto ao Senado Federal entre os pré-candidatos Jorge Viana (PT/AC) e Alan Rick (União Brasil).

A pesquisa, realizada pela Realtime Big Data, nos dias 4 a 6 de junho, ouviu 1.500 pessoas. Conforme o documento, o nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, Jorge Viana (PT) aparece com 24% das intenções de voto, seguido de Alan Rick (União Brasil), com 17% das intenções, enquanto Márcia Bittar (PL) surge com 15% e Jéssica Sales com 14%.

Maílza Gomes (PP), Vanda Milani e Sanderson Moura (Psol) figuram com 5%, 3% e 1%, respectivamente.

Em um segundo cenário, sem Márcia Bittar, Jorge Viana aparece novamente como líder nas intenções de voto ao Senado, com 25%. Mais uma vez, o segundo lugar da lista é ocupado por Alan Rick (União) com 20%, e Jéssica Sales com 20% das intenções de voto.

Mailza Gomes, Vanda Milani (pros) e Sanderson Moura figuram com 6%, 4% e 1%, respectivamente.

Ainda na pesquisa estimulada, porém, em um terceiro cenário, Jorge Viana segue na liderança com 25%, seguido mais uma vez de Alan Rick e Márcia Bittar com 22% e 20% das intenções de voto, respectivamente.

Vanda Milani também aparece, agora com 7%.

 

Avaliação dos Senadores

A pesquisa também mediu a aprovação dos atuais senadores. Conforme os entrevistados, o senador melhor avaliado foi Márcio Bittar, com 44% de aprovação e outros 36% de aprovação. Outros 20% não sabe ou não respondeu.

Em segundo lugar, aparece o senador Sérgio Petecão com 39% de aprovação e outros 36% de desaprovação. 25% dos entrevistados não sabe ou não respondeu.

A senadora Mailza Gomes, no entanto, teve apenas 26% de aprovação e 22% de desaprovação. Já outros 52% não responderam, conforme a pesquisa.

A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AC04884/2022.

Sair da versão mobile