O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Acre (PT/AC) anunciou, na tarde desta quinta-feira, 2, a provável candidatura de Jorge Viana ao Senado Federal. A decisão foi deliberada durante o Congresso Estadual do partido, realizado no último fim de semana.
Em nota, o PT afirma que “reitera seu compromisso com o povo do Acre e do Brasil, neste sentido, reafirma total empenho com as candidaturas majoritárias do ex-presidente Lula e de Jorge Viana, nossas maiores lideranças políticas. O Congresso aponta, neste momento, para uma candidatura de Jorge Viana ao Senado da República”.
A expectativa do partido, que governou o Acre por 20 anos, é eleger entre quatro a cinco deputados estaduais e dois deputados federais na aliança, que constitui a Federação PT, PC do B e PV.
Com a definição de Jorge para disputa ao Senado, resta saber se o Partidos dos Trabalhadores lançará candidato para disputa ao governo do Acre ou apoiará um dos nomes apresentados, a exemplo do deputado Jenilson Leite (PSB).
Na última sexta-feira, em entrevista à rádio GAZETA 93FM, Jorge Viana confirmou que seria candidato, nas próximas eleições, e declarou a intenção de concorrer à vaga no Senado. Ele não descartou, entretanto, a possibilidade de disputar o governo do Estado, caso haja uma mudança no cenário atual, até agosto. “Não é impossível”, declarou o ex-governador do Acre.