A festa de celebração dos 30 anos de demarcação e homologação da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, que está sendo promovida na comunidade Apiwtxa, em Marechal Thaumaturgo, contou com a presença do senador e pré-candidato ao governo do Estado, Sérgio Petecão (PSD).
Há três décadas os ashaninkas realizam a festividade de celebração pela conquista do território. Durante os dias de celebração (22 a 25 de junho), os convidados participam de atividades indígenas tradicionais e da tradicional Festa Piyarentsi, onde podem experimentar a famosa caiçuma – bebida fermentada produzida a partir da mandioca, mas que também pode ser feita a partir do milho, banana, pupunha, entre outros.
Em suas redes sociais, o parlamentar publicou nesta sexta-feira, 24, as fotos da visita que fez a aldeia, acompanhado do advogado João Tota (PSD), pré-candidato a vice-governador em sua chapa.
“Aldeia Apiwtxa, em Marechal Thaumaturgo, completa 30 anos de demarcação. Acompanhado do querido Isaac Piyãko e do meu amigo João Tota, tive o prazer de participar dessa linda comemoração. Fiquei encantado com o que vi”, afirmou Petecão.
O PSD Acre agrega duas candidaturas de lideranças: indígenas os irmãos Francisco e Isaac Piyãko disputam vagadas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Acre, respectivamente. Isaac foi reeleito prefeito de Marechal Thaumaturgo, em 2020. Mas, optou por abrir mandato para buscar novos espaços de representatividade para os povos indígenas.
Neste sábado, 25, Petecão e João Tota visitam outra comunidade indígena, desta vez, na Regional do Purus.