O médico infectologista Thor Dantas usou sua rede social, nesta quinta-feira, 2, para fazer um alerta sobre uma nova onda de infecções pela a covid-19. “É hora de atenção, uma 4ª onda se insinua, casos claramente em alta em diversas regiões”, afirmou o médico, que, durante o auge da pandemia, esteve à frente do Comitê Covid no Acre.
É hora de atenção. Uma 4a onda se insinua. Casos claramente em alta em diversas regiões. Esquema vacinal incompleto ? Faltando o reforço? Atualize seu esquema vacinal! Enfrente o vírus protegido! https://t.co/SRwl5dyq1U
— Thor Dantas, MD, PhD (@thor_dantas) June 3, 2022
Em entrevista ao Jornal Gazeta do Acre, o médico destaca a importância da vacinação e das doses de reforço para a prevenção da doença.
“É um momento que é muito importante para as pessoas que não tiveram seu esquema vacinal completo, que completem esse esquema vacinal, é a oportunidade de estarem protegidos nesse aumento de casos agora, aqueles que devem tomar a vacina de reforço, os que não tomaram, também devem tomar, tem muita gente que acabou não tomando o reforço, fez só o esquema básico, esse é o momento oportuno para todos aqueles olharem seu calendário vacinal contra a covid-19, e atualizarem.” afirma
Dantas ainda comenta sobre o uso de máscaras como um aliado para o possível aumento de casos. “Também é importante a gente rever, embora tenha sido desobrigado o uso de máscaras, a gente considerar que a máscara pode continuar sendo um aliado ainda, deveriamos considerar fortemente, a decisão individual de usar a máscara em algumas situações, pessoas em situação de risco, ou com esquema vacinal incompleto, deveriam pensar em usar máscaras, principalmente em locais onde tem uma aglomeração grande de pessoas, locais que tem risco de transmissão grande, embora não seja obrigado, eu posso usar, em situações que o risco é maior, muito especialmente as pessoas de grupo de risco, ou as não vacinadas”, reforça o infectologista.
Aumento de casos no Brasil
O país registrou 160 mortes e 41.377 casos de Covid-19, segundo dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que foram divulgados nesta terça-feira, 31.
A média móvel de casos, em alta, ficou em 26.032, nesta terça. Este é o maior número desde 30 de março, quando o indicador marcou 26.620. Já a média móvel de mortes ficou em 110.
A média móvel considera a variação de contaminações, e de mortes registradas, nos últimos sete dias, além de permitirem o acompanhamento dos indicadores da pandemia sem eventuais distorções causadas por possível subnotificação aos fins de semana.
Em Brasília, o aumento de casos desencadeou a suspensão das aulas em algumas escolas, e também a volta do uso obrigatório de máscaras. Assim como em São Paulo, que também voltou a determinar o uso de máscaras em locais fechados.