A pesquisa divulgada na tarde desta sexta-feira, 3, pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac) está movimentando os bastidores da política. De acordo com o estudo, realizado pelo Instituto Perfil, se a eleição fosse hoje, 49,60% do eleitorado acreano votaria em Jair Bolsonaro (PL) para presidente do Brasil.
O ex-presidente Lula, que tem liderado as pesquisas nacionais, aparece em segundo lugar na preferência dos eleitores, com 30,3%, no cenário de pesquisa estimulada. Não sabem em quem votar ou estão indecisos reúne o percentual de 6,2%. Já o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece com apenas 4,9% das intenções de votos no Acre.
No cenário de pesquisa espontâneo, quando entrevistado escolhe seu candidato sem ser estimulado, o presidente Jair Bolsonaro apresenta uma queda na intenção de votos e aparece com 44,8%. Já o ex-presidente Lula apresenta 24,8% da preferência dos entrevistados.
Nesse cenário, o que chama muita atenção é o público indeciso, que apresenta o expressivo percentual de 18%, enquanto Ciro Gomes aparece com apenas 1,5% da preferência espontânea na pesquisa.
Segundo turno
O Instituto Perfil também perguntou em quem os eleitores do Acre votariam em um eventual segundo turno, e 56,3% dos entrevistados optaram por Jair Bolsonaro (PL), enquanto 34,8% votariam em Lula (PT).
O petista Luiz Inácio Lula da Silva é quem tem o maior índice de rejeição, com 36,2%, seguido de Jair Bolsonaro com 21,2% e Ciro Gomes com 12,5%.
A pesquisa entrevistou 1.430 eleitores acreanos, no período de 24 a 28 de maio de 2022. A margem de erros divulgada é de três pontos para mais ou para menos. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral.