Brad Pitt surpreendeu ao revelar que tem uma doença rara e incurável. O astro de Hollywood se autodiagnosticou com prosopagnosia, um distúrbio de ‘cegueira facial’, que faz com que ele tenha dificuldades de se lembrar das pessoas.
Em entrevista à GQ, o ator contou que gostaria de conhecer mais pessoas com essa condição. “Ninguém acredita em mim. Quero conhecer outros”, disse ele. Segundo o Prosopagnosia Research Center, 1 em cada 50 pessoas tem algum nível da doença.
A prosopagnosia é uma circunstância neurológica, e interfere na capacidade de reconhecer rostos. Quem sofre com a doença em níveis mais severos, tem dificuldade de distinguir uma face como algo diferente de um objeto.
Brad ainda confessou que se sente envergonhado quando não consegue se lembrar do rosto de alguém. O artista disse que fica preocupado que devido ao seu distúrbio, algumas pessoas o vejam como “distraído, inacessível e egocêntrico”. “É por isso que fico em casa”, garantiu.
As pessoas com esse tipo de transtorno geralmente usam outras maneiras para reconhecer os membros da família e amigos, como a voz, roupas ou atributos físicos. “De vez em quanto alguém me dá um contexto e eu digo: ‘Obrigado por me ajudar'”, explicou.
Pitt já tentou negar seu problema, no entanto, isso “irritava mais pessoas”. Ele então expôs a doença após divulgar que está pensando em se aposentar. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o ator fala sobre seu problema com prosopagnosia. Em 2013, em entrevista à Esquire, ele contou que a doença é um mistério. “Tantas pessoas me odeiam porque pensam que estou desrespeitando-as, mas eu não consigo entender um rosto”, lamentou ele na ocasião.
O astro ainda não recebeu um diagnóstico oficial, mas a Universidade Carnegie Mellon já ofereceu um neurocientista para examinar o seu cérebro.