Mais uma pessoa foi notificada, no Estado do Acre, com suspeita de ter contraído a monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. O registro foi feito na tarde desta segunda-feira, 11.
O paciente é um homem jovem, que deu entrada em um hospital da rede privada de Rio Branco apresentando febre, cansaço físico, pápulas (lesões na pele) e vesículas (bolhas) espalhadas pelos braços, abdômen e pescoço. O rapaz confirmou ter viajado ao exterior recentemente.
“Dos cinco casos suspeitos, um foi descartado por critérios epidemiológicos. Então, nós temos dois casos em investigação em Rio Branco e outros dois em Cruzeiro do Sul. Um desses casos, da capital, foi notificado ontem no final da tarde, um homem jovem que viajou para o exterior e já está em isolamento. Ele passa bem e está sendo tratado”, destacou a chefe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Débora dos Santos.
Leia também
O paciente, que procurou a rede privada de saúde, encontra-se em isolamento domiciliar desde o aparecimento dos sintomas. O quadro de saúde é estável e o tratamento foi iniciado após a notificação.
Na tarde desta terça-feira, 12, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) emitiu nota esclarecendo o caso. “Em relação aos outros quatro casos suspeitos da doença, um já foi descartado por critério epidemiológico e dois estão sob investigação em Cruzeiro do Sul. O quarto paciente, natural de Boca do Acre (AM), que deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco devido a uma agressão e apresentou erupções cutâneas, também aguarda resultado”, disse o órgão.