Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre notifica quinto caso suspeito de varíola dos macacos

Acre notifica quinto caso suspeito de varíola dos macacos

Mais uma pessoa foi notificada, no Estado do Acre, com suspeita de ter contraído a monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. O registro foi feito na tarde desta segunda-feira, 11.

O paciente é um homem jovem, que deu entrada em um hospital da rede privada de Rio Branco apresentando febre, cansaço físico, pápulas (lesões na pele) e vesículas (bolhas) espalhadas pelos braços, abdômen e pescoço. O rapaz confirmou ter viajado ao exterior recentemente.

Acre notifica quinto caso suspeito de varíola dos macacos
Débora Santos acompanha os casos (Foto: Cedida)

“Dos cinco casos suspeitos, um foi descartado por critérios epidemiológicos. Então, nós temos dois casos em investigação em Rio Branco e outros dois em Cruzeiro do Sul. Um desses casos, da capital, foi notificado ontem no final da tarde, um homem jovem que viajou para o exterior e já está em isolamento. Ele passa bem e está sendo tratado”, destacou a chefe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Débora dos Santos.

O paciente, que procurou a rede privada de saúde, encontra-se em isolamento domiciliar desde o aparecimento dos sintomas. O quadro de saúde é estável e o tratamento foi iniciado após a notificação.

Na tarde desta terça-feira, 12, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) emitiu nota esclarecendo o caso. “Em relação aos outros quatro casos suspeitos da doença, um já foi descartado por critério epidemiológico e dois estão sob investigação em Cruzeiro do Sul. O quarto paciente, natural de Boca do Acre (AM), que deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco devido a uma agressão e apresentou erupções cutâneas, também aguarda resultado”, disse o órgão.

 

Sair da versão mobile