Pelo segundo dia consecutivo, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) noticiou novos casos da doença de monkeypox, mais conhecida coo varíola dos macacos. O sexto caso suspeito no Acre foi identificado em um paciente dos sexo masculino, de Cruzeiro do Sul, que apresentou vesículas (bolhas), pústulas (bolinhas), febre de 39 graus, cefaleia (dor de cabeça), astenia (fraqueza), e adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço) no primeiro dia de sintomas.
O rapaz, que é casado com uma mulher indígena e trabalha em um comércio em área indígena no município de Feijó, afirmou ter tido contato com turistas de outros países há três meses e outras cinco pessoas do estado de Minas Gerais, não tendo contato físico direto com eles.
Apesar de ter entrado no sistema apenas nesta quarta-feira, 13, o caso foi notificado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância de Saúde do Acre (Cievs) no dia 6 de julho.
O paciente encontra-se em isolamento domiciliar desde o aparecimento dos sintomas, com o tratamento iniciado após a notificação. Em nova avaliação, o paciente apresentou melhora clínica, persistindo apenas três pequenas lesões, com presença de crosta. Entre os familiares e contatos íntimos não há aparecimento de sintomas da doença.
Dos seis casos notificados no estado, quatro foram descartados por critério laboratorial, dois de Cruzeiro do Sul, um de Rio Branco e um de Boca do Acre, que encontra-se internado em Rio Branco. Ainda permanecem sob investigação um caso no município de Cruzeiro do Sul e um em Rio Branco.