A nova gestão do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), deu início na quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, do trabalho de interiorização das ações do sindicato.
Na ocasião, o presidente do Sinjac, Luiz Cordeiro, mostrou os planos da diretoria, falou sobre as atividades que serão realizadas no interior do Estado, além de ouvir as demandas da categoria.
“Isso que estamos fazendo nada mais é do que buscar a união da nossa classe em defesa dos nossos direitos. Informamos aos profissionais o novo piso salarial, que passou para R$ 2.813,08, retroativo ao mês de maio; o que foi acordado com as empresas de Comunicação. Uma conquista, após nove nove anos congelado”, destacou Cordeiro.
O sindicalistas comentou que o próximo passo é trabalhar para aprovar na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma Lei estadual para o piso dos jornalistas.
Luiz também enfatizou que seu desejo, desde 1988, quando ajudou a fundar o Sinjac, era interiorizar as ações do sindicato. “O interior é onde mais precisa da presença da entidade. Agora estou presidente, e minha primeira ação nos municípios é empossar vice-presidentes para cuidar das atividades nas regionais”, disse.
Em Cruzeiro do Sul, o jornalistas João Dias, que já é presidente da Associação dos Comunicadores do Juruá (Ascovaj), será o representante do Sinjac no Alto Acre.
“Entendo que a Ascovaj não se acaba, mas se inseri no Sinjac para melhorar ainda mais a representatividade da categoria, agradeço aos colegas pelo reconhecimento do trabalho realizado, e pela minha escolha para vice-presidente do Sinjac na regional do Juruá. Agradeço também e parabenizo a iniciativa do presidente Luiz Cordeiro em reativar as ações do sindicato nos municípios, um necessidade da categoria”, concluiu Dias.