Segundo a direção do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), o número de doações de sangue, no Estado, ainda é insuficiente. A situação se agrava com o aumento dos casos de covid-19 e de síndrome gripal, que atinge moradores da capital e dos demais municípios acreanos, fazendo com que diminua o número de doadores.
“Estamos passando por um período difícil, tendo que manter o estoque a duras ‘penas’. Por essa razão, convidamos à população, mais uma vez, para realizar esse ato de amor ao próximo. Doenças, com a covid-19 a síndrome gripal, estão prejudicando as doações de sangue”, destacou Joseane Amorim, gerente do Hemoacre.
A gestora convoca as pessoas para que sejam voluntárias. “Fazemos um apelo, que não esperem um familiar precisar de sangue, que venham antes fazer sua doação. Todos os dias alguém precisa de sangue nos hospitais para realizar cirurgias, tanto crianças, jovens e adultos. Precisamos da ajuda de todos”, concluiu Amorim.
Entre os requisitos para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem esteve gripado deve esperar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para fazer a doação. No caso de suspeita de infecção por covid-19 ou contato com pessoa infectada é preciso esperar 14 dias.
O Hemoacre fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, Bosque, ao lado do Teatrão. O horário de atendimento é das 7h às 17h30 (de segunda a sábado), sem intervalo para o almoço.