Desesperados pelo delicado estado de saúde de Janilson Silva de Oliveira, 21 anos, familiares do rapaz contataram A GAZETA, nesta sexta-feira, 15, para fazer um apelo: que ele seja transferido com celeridade à capital acreana. O jovem está internado, há nove dias, no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, após uma série de idas e vindas às unidades de saúde.
Segundo a irmã dele, Josicleia Oliveira, o rapaz passou a sentir fortes dores ainda em maio e procurou uma unidade de saúde reiteradas vezes, em Marechal Thaumaturgo, onde reside. No entanto, sempre foi obrigado a retornar em busca de atendimento, pois voltava a sentir dores após alguns dias.
“Ele passou mais de dois meses em Marechal Thaumaturgo doente e o médico só falava que não era caso de mandar pra Cruzeiro do Sul. Ele ia pro hospital, melhorava um pouquinho, mandavam ele pra casa… Foi pedido o encaminhamento lá em Marechal pra ele vim pra Cruzeiro do Sul, mas não deram. Meu pai teve que pagar pra ele vir mesmo sem o encaminhamento, porque não deram de jeito nenhum Agora ele tá no hospital do Juruá tem nove dias, precisando ir pra Rio Branco. Disseram que tinha que esperar um leito desocupar e agora abriu leito, mas a gente ainda tá esperando o TFD comprar as passagens”, lamenta a irmã.
Conforme exames enviados pela família à reportagem, o jovem foi diagnosticado com inúmeros nódulos no fígado, cistos no rim direito, entre outras complicações.
À reportagem, a equipe do setor de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que uma vaga para o jovem foi liberada nesta sexta-feira, 15, na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre). A expectativa é de que ele seja transferido para a capital ainda neste sábado, 16, em voo regular.