Após protesto de familiares, políticos de renome acreano e nacional, além de ativistas socioambientais, o governo do Acre reergueu a estátua do líder seringueiro Chico Mendes, que foi alvo de vandalismo na semana passada. O monumento, que estava no chão, foi chumbado no local de origem, na Praça do Povos da Floresta, Centro de Rio Branco.
Em nota, o governo do Estado reafirmou o compromisso da Polícia Civil em investigar o caso e encontrar o responsáveis pelo crime contra o patrimônio público. O trabalho de recuperação do monumento começou na segunda-feira, 4, e está previsto para encerrar na próxima sexta-feira, 8.
No último domingo e segunda-feira, 3 e 4, amigos, familiares e apoiadores da luta e legado de Chico Mendes, realizaram uma vigília na Praça dos Povos da Floresta, cobrando uma resposta do poder público acreano quanto ao ocorrido.
Nas redes sociais, diversos políticos como Lula, Marina Silva, Sônia Guajajara, Francisco Piyãko, Perpétua Almeida, além de artistas globais, como a triz Letícia Spiller e Lucélia Santos, se manifestaram sobre o ocorrido.