O Ministério da Saúde decidiu recomendar a aplicação da vacina CoronaVac, contra covid-19, para crianças de 3 a 5 anos. O Estado do Acre aguarda a nota técnica do MS para iniciar a imunização dos pequenos.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI/A), em todo o estado 51 mil crianças, com idade entre 3 e 4 anos, devem ser vacinadas. O estoque atual de Coronavac é de 38 mil doses.
“A imunização desse público ainda não começou porque o Ministério da Saúde precisa encaminhar uma nota técnica para os estados e municípios. O documento é importante para a equipe, por exemplo, ter referência sobre o volume da dose neste público e quanto tempo depois deve ser aplicada a segunda dose”, explicou o porta-voz do Governo, Jefson Dourado.
No Brasil, seis capitais iniciaram, nesta semana, a vacinação contra covid-19 ao novo público infantil. São Luis (MA), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Boa Vista (RR) já estão vacinando crianças conforme a recomendação do MS e a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a dar início à vacinação de parte deste grupo na última sexta-feira (15).