X

Oito municípios do Acre enfrentam surto de doenças diarreicas, aponta monitoramento da Sesacre

Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), nos últimos dias, ocorreu um aumento nos casos de doenças diarreicas nos 22 municípios do Estado. A análise foi realizada na semana passada.

O monitoramento apontou que na Semana Epidemiológica (SE) 27, as notificações da síndrome causada por vírus e bactérias aumentaram 32,6%, isso em comparação ao mesmo período do ano passado.

A análise demostrou que as notificações ficaram acima do limite nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Tarauacá (Vale do Juruá), em Assis Brasil e Brasiléia ( regional do Alto Acre), e em Acrelândia e Sena Madureira  (regional do Baixo Acre).

“Além dos alertas para essas cidades, também alertamos os municípios que estão com baixa notificação, como Bujari e Porto Acre. O alerta é para verificar se o número condiz com a realidade dos municípios ou se estamos tendo subnotificação”, enfatizou Débora dos Santos, responsável pelo Núcleo de Doenças de Veiculação Hídrica do Estado.

A direção do Sesacre alerta que em caso de sintomas da doença, o paciente procure atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima de sua residência.

Sinais e sintomas

É importantes que as pessoas se hidratem, tomando bastante líquido. A doença pode ser identificada a partir dos seguintes sintomas: ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda no período de 24 horas (diminuição da consistência das fezes – fezes líquidas ou amolecidas – e aumento do número de evacuações, cólicas abdominais, dor abdominal, febre, sangue ou muco nas fezes, náusea e vômitos.

Categories: Geral
Dell Pinheiro: