Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Roda de conversa debate saúde da mulher negra nesta quarta-feira

A Associação de Mulheres Negras (AMN) promove nesta quarta-feira, 27, uma roda de conversa sobre a saúde da mulher negra. O encontro será realizado no auditório do Palácio da Justiça, Centro de Rio Branco, a partir das 8 horas.

A atividade compõem a programação da Quinzena da Mulher Negra e conta com o apoio e parceria dos conselhos Estadual e Municipal de Saúde.

A formação será estendida aos conselheiros de saúde e gestores de unidades de saúde, explica uma das organizadoras do evento, Almerinda Cunha.

“Entre os gargalos que encontramos na saúde pública, um deles é o fato de a mulher negra ter uma prevalência a ter miomas, que causam muitos sangramentos, e as elas não têm onde operar. Ficam anos e anos esperando uma cirurgia, sangrando e adquirindo outras doenças”, observou Almerinda.

Ainda segundo a diretora administrativa da AMN, a violência obstetrícia é outro grande problema. “As mulheres negras quando vão ganhar neném têm atendimento diferenciado na maternidade, pois elas acreditam que a gente tem mais coragem, que a gente é mais resistente. E não somos. Muitas morrem com o bebê atravessado por serem deixadas esperando dilatar, ‘porque preta aguentar dor’. E o outro problema é a falta de ginecologista nas cidades do Acre, tem município que não tem”, endossou Cunha.

 

Sair da versão mobile