Mais de sessenta pessoas foram atendidas durante o mutirão de conciliação realizado pela Polícia Civil do Acre nesta quinta-feira, 28, em Rio Branco. Com isso, 70% dos acordos entre as partes envolvidas foram efetivados, por meio da ação, desenvolvida pelo Núcleo de Segurança Comunitária e Pacificação Social (Pacificar).
Coordenado pela Polícia Civil desde 2019, o Núcleo Pacificar tem caráter totalmente social e atua há mais de quatro anos com o objetivo de dar maior celeridade nos trabalhos realizados e desafogar o número de casos de menor potencial ofensivo.
O projeto Pacificação Social (Pacificar) é uma política Institucional que tem como objetivo principal ajudar os cidadãos que buscam a ajuda da Polícia Civil para mediar uma solução dos seus conflitos, considerados de menor potencial ofensivo.
Para o Delegado-Geral de Polícia Civil José Henrique Maciel, a intervenção da instituição nos conflitos gera resultado positivo sem a necessidade do envio ao judiciário.
“A Polícia Civil adotou essa pratica como forma de desafogar a demanda do Poder Judiciário com a não judicialização e fomentar a conciliação de conflitos de menor potencial. Outro indicativo positivo das ações desenvolvidas pelo projeto é o alto número de acordos firmados que chega a ultrapassar os 70% num demonstrativo claro de que a intervenção da instituição nos conflitos gera resultado positivo sem a necessidade do envio ao judiciário”, destacou o Delegado-Geral de Policia Civil, José Henrique Maciel.