Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lene Petecão reúne centenas de mulheres em seminário que debateu maior participação feminina na política

O protagonismo das mulheres na política foi o tema debatido no seminário que reuniu centenas de acreanas, no último fim de semana, em Rio Branco. Promovido pela vereadora e pré-candidata à deputada federal, Lene Petecão (PSD), o “Elas Podem” contou com a participação de lideranças dos mais diversos segmentos femininos.

O pré-candidato ao governo do Acre, senador Sérgio Petecão (PSD), e a pré-candidata ao Senado, deputada Vanda Milani, também marcaram presença no encontro. A mesa de debates dispôs ainda da presença das pré-candidatas à deputadas estadual pelo PSD: Nazaré da Roda Viva e Drielle Mendes, além da diretora-geral da Associação Brasileira de Advogados (ABA/AC), Gracileidy Bacelar, a vereadora de Plácido de Castro, Meire Santana, entre outras autoridades.

“Foi manhã bastante proveitosa, de falas marcantes e também de muita escuta. Partilhamos nossas dores, medos e força e juntos reunimos propostas para o Acre que queremos, um estado que respeite as nossas vidas e que tenha políticas públicas consolidadas para todas e todos”, salientou Lene Petecão.

O seminário ‘Elas Podem: O Protagonismo das Mulheres na Política’ foi pensado especificamente para que as mulheres pudessem verbalizar seus anseios e consolidar compromissos coletivos em prol de uma sociedade com mais respeito à vida e dignidade das mulheres, tendo em vista que o Acre figura o primeiro lugar no ranking. Ao final do encontro, foi construído um documento que será entregue ao pré-candidato Sérgio Petecão, para que assuma publicamente compromissos junto as mulheres.

Representatividade política

Vários segmentos de mulheres participaram do encontro (Foto: Luan Martins)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira (51,13%) é feminina, e elas representam, segundo Tribunal Superior Eleitoral, 53% do eleitorado. No entanto, ocupam hoje menos de 15% dos cargos eletivos. Das 17 vagas de vereadores na Câmara Municipal de Rio Branco, apenas duas (11,5%) são ocupadas por mulheres. Na Aleac, a realidade não destoa muito da capital, das 24 cadeiras parlamentares, apenas três mulheres são deputadas estaduais (12,5%).

Na Câmara dos Deputados, das 513 cadeiras, apenas 77 (15%) são ocupadas por deputadas. No Senado, somente 12 mulheres foram eleitas para as 81 vagas (14%). O Brasil ocupa a 140º posição no ranking de representação feminina no Parlamento.

“Precisamos mudar esse cenário de pouca representatividade urgentemente, mudar essa realidade de que mulher não vota em mulher. Precisamos de um Legislativo e Executivo com equidade, para que juntos, homens e mulheres, construam uma sociedade que respeite as diferenças”, destacou Lene.

 

Sair da versão mobile