Foi sancionado, na manhã desta segunda-feira, 25, pelo prefeito Tião Bocalom, o Projeto de Lei (PL) de autoria do Executivo municipal, que cria a política de prevenção e combate ao furto, roubo e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores, motores, placas metálicas, lâmpadas de LED, luminárias, placas fotovoltaicas entre outros itens.
A intenção do projeto, que também regulamenta a comercialização desses materiais, é garantir que os diferentes setores da sociedade contribuam para a contenção da ‘onda’ de crimes que causam prejuízos aos cofres públicos de Rio Branco.
“Esse projeto foi criando para ver se diminuímos o roubo e furto de cabos que estão fazendo em nossa capital, que está trazendo um prejuízo grande para a prefeitura. Infelizmente, a segurança pública não tem esse poder todo de cuidar. Inclusive, pedimos ao governo do Estado para providenciar mais segurança para evitar isso, que tem um custo muito alto; de milhões de reais que vão pelo ‘ralo’ dos cofres públicos”, frisou Bocalom.
O prefeito também salientou que se tem ladrão, tem comprador, e que todos serão punidos. “Vamos para cima dos compradores, agora. Quem agir fazendo o ilícito, vai perder o alvará. Ou seja, aquele que adquirir esses produtos, sabendo que é roubado, me desculpe, mas é ladrão também. Esses roubos estão ocorrendo até no Centro da capital acreana”, concluiu o gestor.