Na quarta-feira, 27, a Federação da Esperança no Acre, formada pelo PT, PCdoB e PV, emitiu uma nota pedido que o o PSB volte a formar aliança com as agremiações de esquerda. Na segunda-feira, 25, após receber um apelo do ex-presidente Lula, Jorge Viana lançou sua pré-candidatura ao Senado nas eleições deste ano.
“A Federação da Esperança no Acre segue coerente com tudo que foi feito para construção de uma chapa majoritária. Ainda, no último domingo, dia 24, reafirmamos publicamente Jorge Viana e Jenilson Leite como nossos pré-candidatos. As convenções seguiriam para definir quem disputaria o Governo e o Senado. Mas fomos surpreendidos pelo anúncio do PSB, definindo de forma isolada o deputado estadual Jenilson Leite como pré-candidato a senador”, diz um dos trechos da nota.
Em outro parágrafo, o texto ressalta a quebra do diálogo democrático e do compromisso do PT, PCdoB, PV e PSB fazerem juntos uma nova caminhada pelo Acre, como será em todo país, com as candidaturas de Lula e Alckmin a presidente e vice-presidente da República.
“Desejamos e esperamos que o PSB volte à nossa mesa e companhia. Nesses três dias que o PSB se afastou, o calendário eleitoral seguiu correndo e o tempo para decisões ficou ainda mais curto, precipitando fatos novos.
Na segunda-feira, 25, Jorge Viana recebeu um apelo do presidente Lula para que seja candidato a senador. Lula deixou claro seu compromisso de ajudar o Acre, mas precisa de Jorge no Senado para consertar o Brasil e criar condições de fazer a vida do nosso povo melhorar. Seguiremos buscando a melhor chapa majoritária, com candidatos a governador e vice-governador. Queremos o PSB com a gente”, finaliza a nota.