X

Compliance: políticas internas e a organização das empresas

As empresas estão cada vez mais competitivas e o mercado vem exigindo que empresas que atuam de forma informal se adequem as novas regulamentações e procedimentos mais arrojados de controle das operações internas e externas.

Neste cenário surge uma ferramenta muito utilizada chamada: Políticas internas, uma vez que, A política empresarial é um dos fatores mais importantes de uma corporação.

Mas o que são políticas internas?

As políticas internas orientam e regulam os relacionamentos entre os funcionários da organização. Numa definição rápida, podemos dizer que as políticas estabelecem o que fazer numa organização, ou seja, traçam, de maneira genérica, aquilo que se espera dos colaboradores.

As políticas internas podem se referir ao controle de atestados médicos, dress code da empresa, política de atendimento ao cliente, política de uso de celulares, veículos, computadores, e-mails, confidencialidade de informações, propriedade intelectual.

A importância da implementação e utilização das políticas internas em uma empresa se dá ao fato de que estas criam parâmetros capazes de direcionar a conduta e o comportamento dos colaboradores, deixando claro, para cada profissional, o que se espera deles.

Ao implementar as políticas internas para a sua empresa é importante se atentar para alguns pontos que são extremamente importantes na elaboração de política interna:

  • É de suma importância que haja a contratação de assessoria especializada, que elabore documentos específicos para a sua empresa, sua forma de pensar, etc. Políticas internas genéricas não trazem a eficácia necessária para gerir as situações especificas daquele segmento empresarial.
  • A escolha do local onde ficarão armazenados é também relevante, na medida em que devam estar permanentemente à disposição de todos os prepostos e empregados daquela organização.
  • Faz-se necessário que se eleja qual a área que ficará encarregada da gestão das políticas e procedimentos, ou seja, que fará o controle de sua vigência.

Por fim, é importante ressaltar que as políticas internas fazem parte de um corpo de documentos normativos (Código de Conduta, políticas, procedimentos, guias e manuais operacionais) relevantes e úteis de igual maneira, formando, juntos, a estrutura normativo de uma empresa, que norteia o comportamento de seus colaboradores.

Empresa Organizada, cresce mais!

Cuide do seu patrimônio!

 

Categories: Juliana Moreira
Juliana Moreira: Juliana Moreira, advogada trabalhista com enfoco em compliance e treinamento de empresas, criadora da página @advjulianamoreira, onde compartilha informações sobre direito do trabalho e assuntos adjacentes.