X

Conheça o SIM swap: o novo golpe aplicado pelo telefone celular

Muitas pessoas do Acre já passaram por esse problema e não fazem ideia do prejuízo financeiro que ainda podem sofrer.

Vocês já sabem o que é o SIM swap? Pois é! Esse é um novo golpe que está sendo aplicado em nosso país e, principalmente, no nosso Estado.

Trata-se da clonagem do chip do celular. Esse golpe consiste no seguinte: O falsário consegue os dados pessoais e entra em contato com a operadora de telefonia contratada pela vítima.

Se passando pela vítima, ele informa para a atendente que perdeu o chip do telefone e que deseja habilitar um novo chip.

Quando o falsário consegue habilitar o novo chip, ele passa a ter acesso aos contatos, aos aplicativos bancários e aos aplicativos de mensagens da vítima.

Muitas pessoas aqui do Acre já passaram por esse problema e não fazem ideia do prejuízo financeiro que ainda podem sofrer.

Além de pedir dinheiro para os contatos das vítimas, por meio de mensagens, o falsário também consegue ter acesso aos aplicativos bancários e realizar diversas transações, principalmente transferências e compras on line.

Em recente decisão, a Justiça de Santa Catarina considerou de responsabilidade da operadora de telefonia, os danos causados à um casal vítima do SIM swap. O casal catarinense perdeu R$  5 mil com a fraude e ingressou na Justiça requerendo a responsabilização da operadora de telefonia, pelos danos sofridos após o chip do casal ter sido clonado.

Em decisão, o magistrado considerou que a operadora realmente não havia cumprido com o seu dever de segurança, porque a habilitação de um novo chip somente é possível mediante a autorização da operadora, de forma que ela deve arcar com os danos morais e materiais sofridos pelas vítimas.

As operadoras passaram a adotar um atendimento eletrônico por meio de um robô, o que pode facilitar o acesso dos falsários que desejam aplicar golpes nos consumidores.

O Código de Defesa do Consumidor considera esse tipo de problema como uma falha na prestação do serviço.

Para evitar esse tipo de fraude, o consumidor precisa proteger os seus dados bancários e as suas informações pessoais, principalmente quando estiver baixando aplicativos no celular.

Sempre que você receber uma ligação de alguma operadora de telefonia,  certifique se realmente o atendimento faz parte do serviço que você contratou e evite repassar informações pessoais sem necessidade.

Essas operadoras sempre cuidaram muito mal das nossas informações pessoais. Isso é verdade. Porém nem sempre será de responsabilidade da operadora os danos sofridos pelos consumidores. Nós consumidores somos os primeiros responsáveis por proteger a nossa linha telefônica, como também as nossas informações pessoais.

Não entregue a segurança das suas informações pessoais somente nas mãos das operadoras de telefonia.

Caso a fraude do SIM swap aconteça com você, não esqueça que a prestadora do serviço de telefonia responde independentemente de culpa e deve reparar os danos sofridos pelo consumidor. Mas isso sempre dependerá das circunstâncias em que a fraude aconteceu.

Caso você algum dia seja vítima dessa fraude, você poderá registrar um Boletim de Ocorrência e até mesmo procurar a Justiça!

Que prazer estar aqui com vocês!

Um grande abraço para você e sua família! Até a próxima semana!

Categories: Pablo Angelim Hall
Pablo Angelim Hall: Pablo Angelim Hall é advogado e professor. E-mail: pabloangelim@gmail.com