De acordo com a secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, a cobertura vacinal contra a poliomielite em crianças, na capital, está baixa. Apenas 54% do público foi imunizado, até esta segunda-feira, 29.
O Ministério da Saúde (MS) orienta que os municípios alcancem pelo menos 95% de cobertura vacinal. Isso significa que a capital acreana possui um déficit de 41% na vacinação de crianças menores de 5 anos.
“Nós precisamos traçar novas estratégias para alcançarmos crianças que ainda estão com vacinas atrasadas”, destacou a secretária que planeja realizar mutirões de vacinação nas escolas da Rede Pública de Ensino.
A campanha de vacinação, iniciada em 8 de agosto, segue até 9 de setembro. Contra a poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade.
As menores de 1 ano recebem a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP).